A expressão do movimento e os benefícios da construção de uma educação somática com crianças

uma leitura da psicologia junguiana

Autores

  • Marcela Mendes Nunes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marina Marques Conde

DOI:

https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2021.vol06.0009

Palavras-chave:

Consciência corporal, psicologia junguiana, educação infantil

Resumo

Considerando as práticas de ensino atuais, voltadas principalmente para o desenvolvimento intelectual das crianças, negligenciando o conhecimento corporal, espontâneo e instintivo, o presente artigo objetivou compreender os benefícios da educação somática na infância, através do olhar simbólico da psicologia analítica para o movimento. Realizou-se uma revisão de literatura, com métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada, sobre os principais estudos que tratam da educação somática, movimento e dança. Os dados analisados mostram que a educação somática traz benefícios para a tomada de consciência corporal, a articulação e a exploração do movimento e também para a expressão interna das crianças. Existe um maior domínio corporal e um maior conhecimento de si mesmo e do outro, o que contribui para o desenvolvimento emocional, físico e social, além de possibilitar que o indivíduo investigue toda sua potencialidade e espontaneidade, promovendo o processo de individuação. Por se tratar de pesquisa qualitativa, os resultados encontrados não se prestam a generalizações. Nesse sentido, sugere-se novas pesquisas a respeito do tema.

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Publicado

27-10-2021

Como Citar

Mendes Nunes, M., & Conde, M. M. (2021). A expressão do movimento e os benefícios da construção de uma educação somática com crianças: uma leitura da psicologia junguiana. Self - Revista Do Instituto Junguiano De São Paulo, 6(1), 1–18. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2021.vol06.0009

Edição

Seção

Artigo de revisão de literatura

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