Abordagem clínica dos temas "morte" e "suicídio" na perspectiva da psicologia arquetípica
DOI:
https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2018.vol03.0006Resumen
A psicologia arquetípica se configura como uma abordagem criada a partir da psicologia analítica de C. G. Jung, tendo James Hillman como um de seus expoentes. O autor tem uma vasta obra que aborda temas diversos, dentre eles a morte e o suicídio. Tendo em vista a importância que estes dois temas apresentam no campo clínico, objetiva-se, por meio desta pesquisa, debater apontamentos técnicos, visando uma primeira sistematização sobre intervenções clínicas para abordagem de aspectos concernentes à morte e ao suicídio a partir de uma visão da Psicologia Arquetípica. Configura-se, metodologicamente, como uma pesquisa teórica, empreendida por meio da consulta a obras de J. Hillman relativas aos temas elencados. Através desse estudo, pode-se apreender que é de grande importância que o psicólogo entre em contato com temas relacionados à morte e ao suicídio para que seja capaz de oferecer um acolhimento que não se limita a patologizar, mas a encarar a psique como entidade autônoma a priori, ou seja, fazer alma, como propõe Hillman é estar disposto a relacionar-se com o fenômeno que se apresenta ao invés de interpretá-lo, conhecer as próprias fantasias e afetos ligados ao tema, é indispensável ao psicólogo para que o processo terapêutico frente a essa demanda seja possível.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Self adopta la licencia Creative Commons “Atribuição 4.0 Internacional”, clasificada como Licencia de Cultura Libre, que permite la copia y distribución de los trabajos publicados en cualquier medio o formato y permite que otros transformen, hagan adaptaciones o creen obras derivadas para todos los usos, inclusive comerciales, desde que sea dado el debido crédito a la publicación. (Más detalles en http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
Al enviar trabajos a la revista, los autores aceptan los términos de esta licencia y concuerdan en ceder los derechos autorales del manuscrito para la publicación. Junto con el trabajo, los autores deben enviar el documento de transferencia de derechos autorales debidamente firmado (ver en Directrices para Autores).