A imagem como veículo de traumas

por que fotografias ou vídeos de cenas de guerra provocam estresse pós-traumático em pessoas distantes dos locais onde ocorrem?

Autores

  • Leão Serva

DOI:

https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2019.vol04.0012

Palavras-chave:

memória social, inconsciente coletivo, stress psicológico, fotografia

Resumo

Este trabalho analisa as conclusões de estudos recentes sobre a ocorrência de Síndrome de Estresse Pós-Traumático em profissionais que lidam com imagens de conflitos distantes: controladores de voo de drones ou editores incumbidos de receber e editar fotografias em centros como Nova York, Londres ou Paris. O estudo é realizado no contexto de pesquisa, feita com ferramentas de reconhecimento de emoções em expressões faciais, que visa a identificar os sentimentos que as imagens de guerra provocam. Segundo esse levantamento, o espectador manifesta crescente engajamento diante de uma sucessão de imagens, enquanto expressões de surpresa e repugnância iniciais diminuem. O texto considera as imagens como veículos condutores da energia despertada pelas cenas originais, considerando que sua potência é preservada pela capacidade de reconhecimento dos sentimentos expressos pelas figuras retratadas, através de mecanismos que compõem a empatia, como os neurônios espelho, ou registros na memória profunda. O texto relaciona essa capacidade das imagens de preservar a energia das cenas originais com o conceito de “fórmulas de emoção”, criado por Aby Warburg, para quem imagens arcaicas reprocessadas no presente provocam emoção imediata, por estarem impregnadas na memória coletiva (ou “memória social”, como ele usou). Warburg baseou-se nos estudos de Richard Semon, criador do conceito de Mneme, apontado como um paralelo do conceito de “inconsciente coletivo” de Carl Jung.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Blaszczak-Boxe, A. (2019, 20 August). Drone pilots suffer PTSD just like those in combat. LiveScience. Recuperado de https://www.livescience.com/47475-drone-operators-develop-ptsd.html.

De Gelder, B. (2006). Towards the neurobiology of emotional body language. Nature Reviews Neuroscience, 7,(3), 242-249. https://doi.org/10.1038/nrn1872.

De Waal, F. (2010). A era da empatia. São Paulo: Companhia das Letras.

Feinstein, A. (2006). Journalists under fire: the psychological hazards of covering war. Baltimore: JHU Press.

Gallese, V., & Goldman, A. (1998). Mirror neurons and the simulation theory of mind-reading. Trends in cognitive sciences, 2,(12), 493-501. https://doi.org/10.1016/S1364-6613(98)01262-5.

Gombrich, E. H. (1992). Aby Warburg: una biografía intelectual. Madrid: Alianza Forma.

Jung, C. G. (1982). O eu e o inconsciente (Obras completas, Vol. VII/2). Petrópolis, RJ: Vozes.

Sapolsky, R. M. (2000). Why zebras don't get ulcers: the acclaimed guide to stress, stress-related diseases, and coping. New York: Barnes & Noble Books.

Serva, L. (2001). Jornalismo e desinformação. São Paulo: Senac.

Serva, L. (2017). A “fórmula da emoção” na fotografia de guerra: como as imagens de conflitos se relacionam com a tradição iconográfica explorada por Aby Warburg (Tese de doutorado, Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Shannon, C. E., & Weaver, W. (1949). A mathematical model of communication. Urbana, IL: University of Illinois Press.

Taibi, C. (2015). It’s not just war reporters: how viewing graphic content secondhand can lead to Mental Health Issues in Journalists. Huffington Post. Recuperado de https://www.huffpostbrasil.com/2015/05/19/secondhand-trauma-journalists_n_7305992.html.

Walburg, A. (2012). El atlas de imágenes Mnemosine (L. Baez Rubi, org., Vol. 2). México, D.F.: Universidad Nacional Autónoma de México.

Downloads

Publicado

14-11-2019

Como Citar

Serva, L. (2019). A imagem como veículo de traumas: por que fotografias ou vídeos de cenas de guerra provocam estresse pós-traumático em pessoas distantes dos locais onde ocorrem?. Self - Revista Do Instituto Junguiano De São Paulo, 4(1), 1–11. https://doi.org/10.21901/2448-3060/self-2019.vol04.0012

Edição

Seção

Artigo de reflexão (ensaio)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.