The beauty under different views
Keywords:
estética, artes, psicologia analiticaAbstract
Este artigo tem como propósito refletir sobre a beleza, um tema presente desde o início da civilização, apoiando-se em autores clássicos, como Platão, e contemporâneos como Scruton, Ferruci e Botton. O trabalho analisa o significado e a representação da beleza ao longo do tempo, chegando ao conceito de inteligência estética. Também trata da beleza enquanto ressignificação da própria vida, como elemento que harmonia, bem-estar e cura.
Downloads
References
De Botton, A., & Armstrong, J. (2014). Arte como terapia (D. Bottmann, trad.). Rio de Janeiro: Intrinseca.
Ferrucci, P. (2010). Beauty and Soul: The extraordinary power of everyday beauty to heal your life. New York: Pinguin Group.
Gardner, H. (1994). Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed.
Goleman, D. (1995). Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente (M. Santarrita, trad.). Rio de Janeiro: Objetiva.
Sampaio, J.H. (2016, 13 de novembro). Revolução musical: alunos de projetos sociais mudam a cara da cena clássica. O Estado de S. Paulo, p. 40. (Caderno 2).
Pessoa, F. (1980). Mar português. In Eu profundo e outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Scruton, R. (Roteirista e Apresentador), & Lockwood, L. (Diretora). (2015). Why beauty matters? [YouTube]. [s.l.]: BBC. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=bHw4MMEnmpc
Waltari, M. (1950). O egípcio (J.G. Vieira, trad.). [s.l.]: Gráfica Editora Brasileira.
Wilde, O. (1974). O retrato de Dorian Gray (C. Lispector, trad.). Rio de Janeiro: Ediouro. (Trabalho original publicado em 1890).
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Self adopts the Creative Commons "Attribution 4.0 International" license, classified as a Free Culture License, which allows copying and distribution of any works published in any means or format and allows others to change, make adjustments or create derivative works for all uses, even commercial, as long as it is given proper credit to the publication. More details in http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
When authors submit their works to the journal, they accept the terms of this license and agree to assign the copyright of the manuscript to the publication. Along with their work, the authors must send a signed copyright assignment document.