A beleza sob diferentes olhares
Palavras-chave:
estética, artes, psicologia analiticaResumo
Este artigo tem como propósito refletir sobre a beleza, um tema presente desde o início da civilização, apoiando-se em autores clássicos, como Platão, e contemporâneos como Scruton, Ferruci e Botton. O trabalho analisa o significado e a representação da beleza ao longo do tempo, chegando ao conceito de inteligência estética. Também trata da beleza enquanto ressignificação da própria vida, como elemento que harmonia, bem-estar e cura.
Downloads
Referências
De Botton, A., & Armstrong, J. (2014). Arte como terapia (D. Bottmann, trad.). Rio de Janeiro: Intrinseca.
Ferrucci, P. (2010). Beauty and Soul: The extraordinary power of everyday beauty to heal your life. New York: Pinguin Group.
Gardner, H. (1994). Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed.
Goleman, D. (1995). Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente (M. Santarrita, trad.). Rio de Janeiro: Objetiva.
Sampaio, J.H. (2016, 13 de novembro). Revolução musical: alunos de projetos sociais mudam a cara da cena clássica. O Estado de S. Paulo, p. 40. (Caderno 2).
Pessoa, F. (1980). Mar português. In Eu profundo e outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Scruton, R. (Roteirista e Apresentador), & Lockwood, L. (Diretora). (2015). Why beauty matters? [YouTube]. [s.l.]: BBC. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=bHw4MMEnmpc
Waltari, M. (1950). O egípcio (J.G. Vieira, trad.). [s.l.]: Gráfica Editora Brasileira.
Wilde, O. (1974). O retrato de Dorian Gray (C. Lispector, trad.). Rio de Janeiro: Ediouro. (Trabalho original publicado em 1890).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Self adota a licença Creative Commons “Atribuição 4.0 Internacional”, classificada como Licença de Cultura Livre, que permite a cópia e distribuição dos trabalhos publicados em qualquer meio ou formato e permite que outros transformem, façam adaptações ou criem obras derivadas para todos os usos, mesmo comercial, desde que seja dado o devido crédito à publicação. Mais detalhes em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Ao submeterem trabalhos para a revista, os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais do manuscrito para a publicação. Junto com o trabalho, os autores devem enviar o documento de transferência de direitos autorais devidamente assinado.