Novo artigo publicado na Self
Compreensões da sexualidade através da lente da psicologia analítica: uma revisão de literatura, de Jéssica Caroline dos Santos et al.
Leia em https://self.ijusp.org.br/self/article/view/206
-
Compreensões da sexualidade através da lente da psicologia analítica: uma revisão de literatura, de Jéssica Caroline dos Santos et al.
Leia em https://self.ijusp.org.br/self/article/view/206
Este artigo teve como objetivo aprofundar os estudos sobre o transtorno de personalidade borderline, do ponto de vista da psicologia analítica, e compreender a dinâmica da psique nos pacientes portadores de tal condição, por meio da ampliação da mitologia africana.
Boa leitura!
Leer más Leer más acerca de Transtorno de personalidade borderline: uma aproximação a partir do itã de Nanã e Obaluaê, de Renata CanalLeia na Self o artigo de Mark Saban, com tradução de Norcirio Silva Queiroz.
"Em sua resenha de “Memories Dreams Reflections”, Winnicott diagnosticou Jung como sofrendo de uma cisão psíquica e caracterizou o conteúdo e a estrutura da psicologia analítica como moldados e condicionados principalmente pela busca defensiva de Jung por um “self que ele pudesse chamar de seu”."
Leer más Leer más acerca de Jung, Winnicott e a psique cindidaSistema político-econômico, relações étnicas e raciais e individuação sob a óptica da Psicologia Analítica nos cenários estadunidense e brasileiro estão no Ensaio de Aline De Coster, o mais recente artigo publicado na Self. Venha ler.
Leer más Leer más acerca de Ethos capitalista a mercantilização do processo de individuaçãoA publicação foi classificada como B2 pelo sistema de avaliação de publicações científicas da Capes
A Self – Revista do IJUSP comemora sua classificação no Qualis Periódicos – Quadriênio 2017–2020. A revista foi avaliada como B2 nas áreas da psicologia e interdisciplinar. Trata-se de uma grande conquista da publicação, que tem apenas nove anos de vida.
A avaliação do Qualis é um dos principais indicadores de qualidade de uma publicação científica no Brasil.
O sistema Qualis Periódicos classifica a produção científica dos programas de pós-graduação no país e afere a qualidade dos artigos científicos produzidos dentro desses programas, a partir da análise dos periódicos científicos que publicaram os trabalhos. Para uma publicação ser avaliada, ela precisa ser indicada por um programa de pós-graduação de instituições de ensino brasileiras.
A última avaliação do Qualis foi feita considerando o quadriênio 2017–2020. O atraso na divulgação dos resultados decorreu de uma série de mudanças realizadas nos critérios de avaliação e na organização das áreas de conhecimento e equipes avaliadoras. Uma das principais alterações refere-se à estratificação dos conceitos, que passaram a ser: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C - peso zero.
Publicação científica oficial do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP), a Self tem como missão divulgar, disseminar e promover o intercâmbio do pensamento junguiano e contribuir para o desenvolvimento da produção científica no campo da psicologia analítica.
Atualmente, a Self está indexada nas seguintes bases e diretórios: DOAJ - Directory of Open Access Journal (2021); Latindex (2021); Ulrich's Periodicals Directory (2017); Miguilim - Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras (2022), LivRE - Revistas de Livre Acesso (2020); IPIndexing (2020); Diadorim (2017); e Google Acadêmico (2016).
A revista oferece acesso aberto a todo o seu conteúdo e está sempre aberta a receber trabalhos. Mais informações em: https://self.ijusp.org.br/self/index
Leer más Leer más acerca de Self ganha classificação no sistema Qualis PeriódicosPatty's stilettos: a clinical case study on the intersection of queer identity and mature adulthood / Os stilettos de Patty: um estudo de caso clínico sobre a intersecção entre identidade queer e idade adulta madura, de Stefano Carpani é o mais recente artigo publicado na Self - Revista do IJUSP.
https://self.ijusp.org.br/self/article/view/209
é a mais recente publicação da Rev. Self, do IJUSP (https://self.ijusp.org.br/self/article/view/195).
Leer más Leer más acerca de Entre o ópio e o numinoso: um diálogo sobre religiosidade, experiência religiosa e religião“As-If” Personality: imposter syndrome and illusions in the mirror, by Susan E. Schwartz. Leia em https://self.ijusp.org.br/self/article/view/200
Leer más Leer más acerca de Novo artigo publicadoCarl Gustav Jung, em sua produção, sempre focou os afetos, desde sua pesquisa com os estudos de associação de palavras, de onde nasceu a teoria dos complexos, defendendo a importância dos afetos, na psique. Da mesma forma, Jaak Panksepp, o pai da neurociência afetiva, demonstrou a importância dos sistemas emocionais primários na organização da personalidade, afirmando que o sucesso dos processos terapêuticos depende da estimulação desses mesmos sistemas.
Leer más Leer más acerca de As emoções e desenvolvimento da personalidade, por Guilherme Silva GonçalvesÀs vésperas de completar oito anos de existência, a Self, cumprindo sua missão e premissas básicas para o desenvolvimento da produção científica, apresenta sua nova equipe Editorial para o período 2023–2027.
Venha conhecer Corpo Editorial e os próximos desafios pelas palavras da nova Editora Científica, Irene Gaeta.
Abraços fraternos.
Leer más Leer más acerca de Editorial | Construindo o futuroO novo artigo da Self trata "a velhice na sua perspectiva imaginal, proporcionando uma reflexão crítica desse importante processo psicológico a partir da compreensão da psicologia arquetípica, proposta pelo pós-junguiano James Hillman."
Leer más Leer más acerca de Perspectivas imaginais da velhice: uma compreensão à luz da psicologia arquetípicaA Revista Self é uma porta voz do pensamento junguiano no Brasil e na América Latina.
A divulgação, o debate e o intercâmbio da obra de Carl Jung, sua influência e permanência no desenvolvimento da produção científica no campo da psicologia analítica têm na revista um espaço democrático utilizado por pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados nessa área.
Os temas e abordagens publicados garantem a Self credibilidade e estímulo para o debate e novas reflexões.
Seja parte dessa história e compartilhe conosco seu conhecimento e ideias. Envie seu artigo para Self. Clique aqui e saiba como.
Leer más Leer más acerca de Chamada de artigos: compartilhe conosco seu conhecimento e ideiasLeitora, leitor, a revista Self publicou novo editorial.
Leer más Leer más acerca de IJUSP, 29 anos de trabalho pela psicologia analítica no BrasilNo texto “Psique e energia psíquica, segundo C. G. Jung: uma introdução” Ricardo Pires de Souza diz que “ há razão suficiente para que o homem tenha medo das forças impessoais escondidas em seu inconsciente. Segundo o autor, doutor em Medicina pela USP, membro do Instituto Junguiano de São Paulo, da Associação Junguiana do Brasil e da International Association for Analytical Psychology, “quando as pessoas se juntam para formar uma multidão, então os dinamismos do homem coletivo são libertados - bestas ou demônios que existem adormecidos em toda pessoa -, até que ela se torne parte de uma multidão.
Leer más Leer más acerca de Publicação mais recente da Self: “Psique e energia psíquica, segundo C. G. Jung: uma introdução", por Ricardo Pires de SouzaO psicólogo e filósofo William James é considerado um grande influenciador da obra de Jung. Ele lhe forneceu pressupostos metodológicos para a formulação de uma psicologia que não fosse neurótica, bem como a ampliação dos conceitos de energia psíquica e do inconsciente coletivo. Essas e outras abordagens estão no texto “A verdade instrumental do pragmatismo de James como critério do método construtivo de C. G. Jung” de autoria do psicólogo clínico Felipe Lima Barbugiani.
Leer más Leer más acerca de A verdade instrumental do pragmatismo de James como critério do método construtivo de C. G. JungOs psicoterapeutas Kátia Caroline Modena Couto, Pedro Alegria Carrilho Marambio e Daniel Françoli Yago realizaram estudo de caso sobre símbolos, passagens e transições usados do ritual do Santo Daime. O estudo sintetiza as principais conclusões de uma pesquisa empírica e qualitativa que analisou as formas de experiência numinosa com o uso da ayahuasca. O texto “Cipó das almas: ayahuasca e experiência numinosa” https://self.ijusp.org.br/self/article/view/172 está na Self.
Leer más Leer más acerca de Cipó das almas: ayahuasca e experiência numinosaO sem-teto é também um sem identidade. Não ter uma casa é não ter um endereço, um lugar no mundo onde a pessoa e os outros a reconheçam como parte da comunidade.
Perder a casa é também perder-se do grupo. A casa é a fronteira entre o indivíduo e o grupo, o privado e o público, a vergonha e a culpa, o prazer e o dever, a persona e a sombra.
Ao mesmo tempo em que nos protege da indiscrição e dos olhares alheios, nos insere na comunidade. Ela é o repositório da nossa história, tanto individual quanto coletiva.
A perda da casa, a ruína de suas paredes, o esvaziamento de seus espaços ressoa no indivíduo como um agonizar diante da própria existência. Essas e outras abordagens estão no texto “Em carne viva: impactos psicológicos da perda da casa após um desastre natural.
O artigo é assinado pela psicóloga clínica Angelita Corrêa Scardua; a jornalista Carol Scolforo; do especialista em gestão de cidades, Gustavo Reis Machado e pela psicóloga clínica e editora da Self, Paula Serafim Daré.
A pesquisa com psicodélicos abre inúmeras possibilidades para o aprofundamento da visão das neurociências sobre o conceito de arquétipo. No texto “O uso de psicodélicos como acesso à consciência primária e sua relação com a teoria dos arquétipos” o psicólogo clínico Guilherme Silva Gonçalves aborda questões como a relação entre o padrão de funcionamento cerebral característico da consciência primária e as experiências religiosas e seus temas arquetípicos. Leia na Self https://self.ijusp.org.br/self/article/view/155
Leer más Leer más acerca de Psicodélicos como acesso à consciência primária e sua relação com a teoria dos arquétiposO atendimento on-line, remoto, a migração do dia a dia da análise para as telas, provocados pelo Covid 19 é debatida no texto “Atendimento on-line: onde fica o corpo?” do psicólogo clínico Mauro Fernandes Ribeiro de Oliveira. O autor reflete sobre a ressignificação da presença nas experiências clínica e de ensino via telas. Estar presente na modalidade on-line, ao menos em espaços que se propõem ao encontro, tornou-se escolha. A presença não é mais algo dado. O ato de estar deixou de significar o mesmo que antes. A presença agora requer, mais do que nunca, uma decisão. Leia na Self https://self.ijusp.org.br/self/article/view/164
Leer más Leer más acerca de Atendimento on-line: onde fica o corpo?”Publicada desde 2016, a Self, revista do IJUSP/Instituto Junguiano de São Paulo, conquistou e consolidou seu espaço no campo da psicologia analítica através da qualidade dos textos de seus colaboradores e da participação de seus leitores. Em sua sétima edição, a Self publica artigos sobre temas diversos como mitologia grega, pornografia, bipolaridade, religião no antigo Egito e a troca de correspondência entre Jung e White, entre outros. Essa abrangência de assuntos levou a revista a ser indexada em bases de dados internacionais como a Latindex - que inclui revistas científicas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha e no Directory of Open Access Journals (DOAJ). Compartilhe seu conhecimento, ideias e reflexões conosco, envie seu artigo para a Self. Clique aqui https://self.ijusp.org.br/self/about/submissions e saiba como.
Leer más Leer más acerca de Compartilhe seu conhecimento, ideias e reflexões com a comunidade SelfAs conquistas da Self que este ano chega ao sétimo volume; a qualidade e a diversidade dos textos publicados fazem da publicação um espaço de semeadura de pensamentos e reflexões onde é possível propor e criar novas paisagens na construção de um mundo mais justo, onde a resiliência seja efetivamente transformada em capacidade de mudança. A editora científica da Self, Paula Serafim Daré, aborda estas questões no texto “Sob as águas, respirar e resistir“.
Leer más Leer más acerca de Sob as águas, respirar e resistirTendo como base o livro "Memórias, sonhos, reflexões", a especialista em Psicologia Clínica Laura Ancona Lopes Freire analisa as viagens de Jung no artigo “Poética da mobilidade: as viagens de Jung e o sentido do deslocamento”. A autora aborda os deslocamentos físicos, de ideias, feitas pelo psicanalista suíço pelos países da Europa, Ásia, África e América do Norte e, também, as viagens da alma, a própria e a dos pacientes; e as viagens de ideias, no contato com Freud e outros pensadores. Leia na Self https://self.ijusp.org.br/self/article/view/157
Leer más Leer más acerca de Poética da mobilidade: as viagens de Jung e o sentido do deslocamentoPaz, saúde, trabalho, esperança, alegria, dignidade, respeito e felicidade. Palavras, desejos e atitudes que devemos semear, repartir entre próximos e não próximos. Indispensáveis na construção de um presente e de um futuro melhor para todos.
Boas Festas e Feliz 2022!
As atividades de secretaria da Self estarão em suspensas de 22/12/2021 até 06/01/2022, retomando suas atividades em 07/01/2022. O site continua funcionando e a revista aberta a novas submissões.
Ter um familiar com transtorno bipolar do humor afeta diretamente a dinâmica da família, que acaba obrigada a fazer adaptações na rotina, movida pelas necessidades do portador da doença. O impacto no cotidiano, a sobrecarga emocional, as sequelas na fase adulta e a importância dos familiares no tratamento psiquiátrico são abordados pela neuropsicóloga Daiane Piarete e pela doutora em Psicologia Clínica Irene Gaeta no texto “Entre a ausência e a presença: uma análise junguiana dos filhos de mães bipolares”.
Boa leitura!
Leer más Leer más acerca de A relação de filhos com mães bipolaresA dança é fundamental para o desenvolvimento humano. Sua inserção na educação somática na infância possibilita que o indivíduo investigue sua potencialidade e espontaneidade, contribuindo com a integração mente-corpo, a descoberta de novos espaços e superação de limitações e desafios. Essas questões são abordadas pelas psicólogas clínicas e bailarinas Marcela Mendes Nunes e Marina Marques no texto “A expressão do movimento e os benefícios da construção de uma educação somática com crianças: uma leitura da psicologia junguiana”.
Leer más Leer más acerca de Consciência corporal, psicologia junguiana e educação infantilRevista passa a integrar a base ibero-americana Latindex
Leer más Leer más acerca de Mais uma indexação internacional para a SelfA pandemia colocou a sociedade narcisista em que vivemos diante de medos generalizados e do pânico. O artigo “Mitologia grega e psicologia arquetípica: fontes para compreensão dos ecos e reflexos da pandemia”, da psicóloga clínica Yedda Helena Raynsford Macdonald, propõe uma reflexão sobre o uso excessivo das redes sociais e da tecnologia; da necessidade de isolamento e de retorno à casa; da deterioração do meio ambiente, do negacionismo e da soberba humana na compreensão de uma era desconectada do coletivo e da natureza. O texto tem como pontos de partida e elementos de análise as histórias de Eco, Narciso, Ártemis, Héstia, Hermes e Pan.
Leer más Leer más acerca de Fontes para compreensão dos ecos e reflexos da pandemiaA revista agora faz parte de um dos principais diretórios internacionais de revistas de acesso aberto.
Leer más Leer más acerca de Self é indexada no Directory of Open Access JournalsA pornografia, sua relação com a sexualidade, com os conteúdos psíquicos, contexto histórico e utilização pela indústria são abordados em “Projeções, fantasias e relações sociais: uma análise junguiana sobre a pornografia na atualidade“.
O texto de Ana Clara Françolin Trento, Laiany Maiara Quirino de Paula, Mauro Sérgio da Rocha e Rafaela Gomes Luiz propõe uma reflexão sobre a pornografia e sua associação com mitos, fantasias, projeções e relações sociais.
O “servir ao homem” e o “servir a Deus”, as naturezas de Cristo, a divina e a humana, são objetos da correspondência trocada entre Jung e o padre White, que foi colaborador do psiquiatra por 15 anos.
Os temas são analisados no texto “Cartas entre Jung e White: um debate interdisciplinar sobre o Increatus” de André Pansarini de Paula Rodrigues e Paola Vieitas Vergueiro.
João Corá fez uma revisão bibliográfica com o levamento das diversas narrativas sobre o Dionísio mitológico, aborda o arquétipo de Dionísio à luz da psicologia analítica de Jung. Então, a partir da visão da psicologia arquetípica de James Hillman, tratou-se da consciência dionisíaca, entendida como um retorno ao feminino, a fim de metaforizar ou novamente tornar imaginais aspectos projetados sobre o corpo e a matéria – causa da neurose da consciência ocidental.
Boa leitura!
Leer más Leer más acerca de Novo trabalho publicado: Consciência dionisíacaA relação entre humanos e não humanos são abordados no artigo de reflexão O que dizem da gente os que “não falam”: afetos que permeiam a relação entre humanos e não humanos na atualidade da psicóloga clínica e arteterapeuta Daniela Laskani. A autora debate, sob a perspectiva da psicologia analítica, a multiplicidade da raça humana e a base do antropocentrismo, que nega a capacidade de sabedoria e inteligência das outras espécies e elementos da natureza.
Leer más Leer más acerca de O que dizem da gente os que “não falam”Caros leitores, a revista Self acaba de publicar novo artigo.
O “Panorama da religião funerária no antigo Egito: o duplo post mortem dos egípcios antigos” é fruto de uma palestra proferida pela doutora em egiptologia Cintia Alfiere Gama-Rolland por ocasião do aniversário da revista. Embora não haja uma abordagem junguiana do tema, decidimos publicá-lo como material de pesquisa para nossos leitores.
Boa leitura!
Leer más Leer más acerca de Panorama da religião funerária no antigo EgitoO livro “Resposta a Jó” e a polêmica entre seu autor, C.G. Jung e o teólogo Victor White são abordados pela psicóloga clínica Punita Miranda no texto “O padre, o psiquiatra e o problema do mal”, o artigo aprofunda o debate sobre o bem e o mal do ponto de vista psicológico; a relação com Deus e a capacidade do ser humano, individual ou coletivamente, praticar atos de bondade e, também, de violência, maldade e covardia.
Embora este texto não seja inédito (foi publicado originalmente no periódico “Phanês – Journal for Jung History), os Editores entenderam que relevante publicá-lo em português.
Boa Leitura!
Leer más Leer más acerca de O padre, o psiquiatra e o problema do malNeste artigo, as autoras Marcelas Mendes Nunes e Sandra Fernandes de Amorim objetivam compreender, por meio de uma leitura simbólica, os processos psíquicos que ocorrem com as mulheres acometidas pelo câncer de mama. Entrevistas, aplicação do questionário “Roda das deusas”, análise à luz da psicologia analítica e a mitoanálise mostraram que muitas mulheres relacionam o seu câncer com algum tipo de fator emocional. "Como aqui o entendimento da psique feminina foi utilizado dessa forma, o profissional que trabalhar com esse público tem um campo significativo de atuação, sendo esse conhecimento um auxílio para uma maior compreensão sobre a dinâmica psicológica que cada mulher apresenta".
Leer más Leer más acerca de A simbologia do câncer de mama: uma compreensão analíticaNeste artigo, Sandra Morales, a partir da teoria junguiana, aborda o encontro de dois mundos e busca entender os complexos processos psicológicos e corporais que giravam em torno do movimento Taki Onkoy. A psicologia analítica contribui para compreender os momentos históricos da violência e do trauma em que um conjunto de símbolos sociais foi aniquilado e o ser humano retornou desesperadamente à procura de seu próprio imaginário, de seus mitos e de sua própria essência, usando para isso os símbolos e o corpo.
Leer más Leer más acerca de O corpo e a simbologia arquetípica no movimento Taki Onkoy nos Andes no fim do século XVI d.C.A partir do mito de Eros e Psiquê a psicóloga clínica Ana Lúcia Cirineu analisa o caminho das mulheres na descoberta de si mesma. No texto “A experiência amorosa como rito de passagem dentro do processo de individuação feminino” ela investiga formas e rituais de iniciação na vida amorosa e as diferenciações vividas por homens e mulheres; o sofrimento como marca desse rito de passagem, o arrebatamento e as projeções, entre outras abordagens.
Leer más Leer más acerca de Texto mais recente da Self: “A experiência amorosa como rito de passagem dentro do processo de individuação feminino"Os dogmas religiosos, os questionamentos e a manutenção ou o afastamento da religiosidade de quem mantém relações sexuais com pessoas do mesmo sexo é o tema do artigo “Reflexões sobre o conflito entre religião e homossexualidade” de Guilherme Silva Gonçalves, terapeuta em análise aplicada do comportamento. O autor investiga alguns aspectos psicológicos que influenciaram o conflito entre a homossexualidade e as religiões ao longo da história tendo a psicologia analítica junguiana como base. Guilherme Silva Gonçalves analisa os mitos e características psicológicas gerais dos dogmas e descreve o processo de individuação como forma de solucionar estes conflitos.
Leer más Leer más acerca de Reflexões sobre o conflito entre religião e homossexualidadeEm "As cores nas obras de Antonio Peticov" Irene Gaeta busca fazer uma leitura da obra de Antonio Peticov à luz da psicologia analítica. Jung considerava a imaginação como uma das principais funções da psique, isto é, ela é a expressão direta da atividade vital e uma forma pela qual a energia psíquica manifesta-se na consciência.
Leer más Leer más acerca de As cores nas obras de Antonio PeticovOs sonhos, fantasias, símbolos e imagens arquetípicas das relações de Core/Perséfone, filha da deusa Deméter com Zeus, raptada e transfomada em esposa por Hades, o Deus do submundo; a das mulheres com o Barba Azul; e a da Bela com a Fera, são analisados no texto “Transição de menina em mulher: contos de fadas e mitologia’ dos psicólogos clínicos Janaína Liz Aquino, Marina Oliveira de Carvalho e Juliano Maluf Amui, graduados pela PUC/PR. Os autores abordam as transformações e os processos de individuação feminina. Os conteúdos simbólicos são ampliados e exemplificados em quatro casos clínicos.
Leer más Leer más acerca de Estudo de caso: Transição de menina em mulherArtigo de Pedro Perússolo, com o objetivo de apresentar uma crítica descolonial, por meio da psicologia analítica, usando como principais aportes teóricos o perspectivismo ameríndio e as produções da literatura brasileira, enquanto agenciadora de modos de existência não-eurocêntricos.
Leer más Leer más acerca de Brasil: lost in translationAs deusas celtas, Dannan, Brighid, Macha, Cailleach e Cerridwen, são símbolos de uma mitologia extremamente rica para a Psicologia analítica. O estudo desses arquétipos é abordado por Mayra Faro, mestra em Ciências da Religião e especialista em Psicologia Analítica Junguiana. Link: https://self.ijusp.org.br/self/article/view/110
Leer más Leer más acerca de Mitologia celtaO artigo de reflexão "A vida compartilhada" pretende refletir sobre relacionamentos de casal e seus símbolos, além de compreender a relevância desses componentes dentro do processo terapêutico.
Leer más Leer más acerca de Novo Artigo de Reflexão: A vida compartilhada: um estudo sobre a terapia de casal e a descoberta de siO ano de 2020 chegou com uma epidemia causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV 2. Diante dos números de infectados e mortos e da distribuição geográfica da infecção, em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia, o que mudou a vida das pessoas de todo o mundo.
Leer más Leer más acerca de Chamada de Artigos
Quase-vida, o tsunami e a revolução da empatia, de Ricardo Pires de Souza, é um convite à reflexão em tempos de coronavírus e quarentena.
Leer más Leer más acerca de TsunamiCristinane Adamo apresenta sua reflexão sobre o díálogo entre a física quântica e a psicologia analítica.
Leer más Leer más acerca de Física quântica e psicologia analíticaPatrícia Martins e Paula Daré resenham o filme sul-coreano "Parasita", indicado ao Oscar 2020 em duas categorias: melhor filme e melhor filme internacional.
Boa leitura!
Leer más Leer más acerca de ParásitosA Self chega em 2020 ao seu quinto ano de atividade, mantendo-se firme em seu objetivo maior: o de promover e divulgar o pensamento junguiano com critérios científicos e padrões de publicação internacionalmente reconhecidos.
Ao longo de 2019 o volume 4 apresentou um total de 13 trabalhos, sendo: dois editoriais, oito artigos de reflexão, um estudo de caso, uma entrevista e uma resenha.
Bem-vindo a 2020!
Leia mais em nosso Editorial.
Leer más Leer más acerca de Enfoque en la producción científicaCaros leitores, a revista Self acaba de publicar a resenha “Coringa”, que faz uma análise instigante sobre o polêmico sucesso de bilheteria no mundo todo.
Leer más Leer más acerca de Guasón, Priscilla TessiciniEste artículo tiene como objetivo abordar el proceso de individuación femenina a través del análisis del cuento de hadas "Pele de asno” (Piel de Burro). El cuento relata las estrategias utilizadas por una princesa para huir del incesto, reveladas por la solicitud de matrimonio que le hizo el rey, su padre. Desde la perspectiva de la psicología analítica junguiana, la narrativa trata sobre la evitación de una simbiosis que impediría el desarrollo psíquico de los personajes, especialmente el de la princesa.
Leer más Leer más acerca de O processo de individuação feminino no conto de fada “Pele de asno”A análise junguiana estrutura-se em um espaço sagrado, um Temenos. Níveis mais profundos da alma são acessados por meio da tradução dos conteúdos simbólicos produzidos durante as sessões, tornando assim possível um diálogo com os complexos constelados pelo Self, o arquétipo central.
Leer más Leer más acerca de El pensamiento y la lágrima: El Ser y sus interrelacionespor Maria Elci Spaccaquerche
Leer más Leer más acerca de La belleza bajo diferentes visionesPor Adriane Bacarim
Este trabalho relaciona a passagem de Maria de Magdala no Novo Testamento, ao despertar do si-mesmo, após vivenciar estágios egoicos dolorosos e o resgate do feminino na visão da psicologia analítica. Para tanto, foram delimitados os seguintes conceitos: o feminino e a misoginia; anima e animus; aspectos da sombra; e, por fim, a função transcendente. Foi possível descrever os momentos da história pessoal da personagem, alguns aspectos históricos, o modo como vivia o povo de Magdala, a cultura, as leis, os costumes e a interpretação dos símbolos que a passagem traz. Identificaram-se alguns arquétipos relacionados ao comportamento da mulher e a projeção social que perdura ainda hoje, bem como os aspectos da anima e animus e a projeção desses opostos, representados pela violência e discriminação contra a mulher. Identifica-se, desse modo, que o encontro da personalidade Maria com Jesus (representação do Self), permitiu que refizesse sua trajetória e concluir que a direção das atitudes da personagem a partir do encontro com Jesus e o resgate do feminino, a transformou para sempre, servindo-nos como um grande exemplo de lapidação do si-mesmo que visa o despertar da Grande Personalidade dentro de cada um de nós.
Leer más Leer más acerca de Novo artigo na Self. Maria de Magdala: o resgate do feminino e a função transcendenteComo diz a poesia "Guardar", a egiptóloga Cintia Gama-Rolland "guardou" o que aprendeu com quem esteve presente à festa.
Leer más Leer más acerca de Self comemora três anos de vida com aula sobre a religião no Egito
"C. G. Jung e a religião", de autoria de Punita Miranda, investiga a relação de Jung com temas religiosos
Leer más Leer más acerca de C. G. Jung y la religiónCom a publicação da versão em inglês do artigo "Filhos da mãe - animus da mãe na vida do filho", a Self espera atingir ainda mais leitores de todo o mundo.
Leer más Leer más acerca de Publicada versão em inglês do artigo "Filhos da mãe - animus da mãe na vida do filho"A versão em inglês do cirúrgico editorial "Emergências na sociedade contemporânea" já está disponível no site da Self: https://self.ijusp.org.br/self/article/view/83/284
Leer más Leer más acerca de Versão em inglês do editorial "Emergências na sociedade contemporânea"Entrevista realizada com Franklin Chang, analista junguiano com formação no Instituto C.G. Jung de Zurique, Suíça.
Leer más Leer más acerca de Reflexiones sobre el método de Nise da SilveiraVersão em inglês do editorial sobre o desastre em Brumadinho está disponível no site da Self
Leer más Leer más acerca de Editorial sobre Brumadinho en la versión en inglésA Self – Revista do IJUSP publica seu mais novo artigo: “Filhos da mãe – Animus da mãe na vida do filho”, de autoria de Irene Gaeta, professora do curso de psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Leer más Leer más acerca de Os “filhos da mãe” e a ausência paternaExatamente um ano após a publicação do artigo “O clamor de Maria”, de Dulce Helena Rizzardo Briza, a Self publica o editorial “Brumadinho: o segundo alerta”.
Leer más Leer más acerca de Brumadinho: o segundo alertaEm fevereiro de 2016, a Self publicava o artigo “O clamor de Maria”, sobre o vazamento da barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco em Mariana (MG).
Leer más Leer más acerca de O clamor de MariaNeste ano de 2019, a Self celebra o lançamento de sua quarta edição
Leer más Leer más acerca de Um convite a reflexão sobre as teses que permeiam a conduta de uma pessoaA Self publica artigos oriundos de pesquisa original, artigos de reflexão, artigos de revisão de literatura, estudos de caso e resenhas. Todo seu conteúdo está disponível na internet, com acesso gratuito.
Leer más Leer más acerca de CHAMADA DE ARTIGOS 2019Com esse belo título, o autor, Ricardo Pires de Souza, nos convida a um mergulho profundo na obra de um dos maiores poetas de todo os tempos: Fernando Pessoa.
Leer más Leer más acerca de A existência segundo Fernando Pessoa: "Ninguém vê senão a alma em que ermo habita"
Einard atende ao pedido da companheira, Gerda, artista plástica como ele, para posar como mulher numa sessão de pintura. O que seria apenas uma experiência provocada pela ausência de uma modelo revela a descoberta da transexualidade por Einard, agora transformado em Lili. O olhar junguiano sobre os conflitos e aprendizados dessa história está presente no texto da psicóloga clínica Denise Diniz Maia sobre o filme “A garota dinamarquesa”.
Leer más Leer más acerca de Resenha: A garota dinamarquesaOs editores científicos da Self, Paula Serafim Daré e Candido Pinto Vallada, assinam o editorial "Novos tempos", onde tratam dos desafios da publicação em seu caminho para se consolidar como "canal de produção de conhecimento de qualidade e de prestígio reconhecido, contribuindo para o aprofundamento e ampliação, cada vez maior, do estudo da obra de C. G. Jung."
Leer más Leer más acerca de Novos temposA Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o suicídio é a segunda causa de morte no mundo entre jovens de 15 a 29 anos.
Leer más Leer más acerca de Novo artigo da Self aborda o polêmico e atual tema do suicídioA editoria científica da Self - Revista do IJUSP agora está sob a responsabilidade de Candido Vallada e Paula Daré. Primeiro editor científico da publicação, Ricardo Pires de Souza, faz sua despedida com um editorial marcante -- "Self - um ciclo virtuoso".
Leer más Leer más acerca de Self: um ciclo virtuosoHa pasado poco más de un mes desde el lanzamiento de Self – Revista do IJUSP y los primeros trabajos publicados ya tienen más de 400 visualizaciones. Un número para celebrar, sin duda, y una cifra que seguirá creciendo.
Leer más Leer más acerca de Self – Revista do IJUSP: convocatoria para el envío de trabajos